O Ecobank Group, um grupo privado pan-africano de serviços financeiros, e a empresa chinesa XTransfer, uma plataforma de pagamento de comércio transfronteiriço, assinaram um memorando de entendimento de cooperação para implementar serviços financeiros transfronteiriços abrangentes para as pequenas e médias empresas (PME) africanas envolvidas no comércio exterior.
Esta colaboração facilitará ainda mais o comércio entre a China e os países africanos, observando que, em 2023, o comércio bilateral atingiu um recorde de 282 mil milhões de dólares (1,7 biliões de meticais). De Janeiro a Novembro de 2024, as exportações da China para África totalizaram 160 mil milhões de dólares (10,1 biliões de meticais), um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior, enquanto as importações de África atingiram 107 mil milhões de dólares (1,7 biliões de meticais) , marcando um aumento substancial de 6,6%.
No entanto, acrescentam, apesar deste crescimento, as PME africanas envolvidas no comércio externo enfrentam inúmeros desafios relacionados com os pagamentos transfronteiriços e a cobrança de fundos. Estes desafios incluem dificuldades na abertura de contas nos bancos tradicionais, um elevado risco de congelamento de fundos, dificuldades em matéria de câmbios e perdas conexas, tempos de remessa longos e custos de remessa elevados.
Neste contexto, a parceria entre a XTransfer e o Grupo Ecobank tem como objectivo oferecer soluções abrangentes de pagamento transfronteiriço para apoiar as PME africanas no comércio externo.
De acordo com o site Developing Telecoms, a parceria irá facilitar o comércio entre as PME na China e nos países africanos e também agilizar as transacções de comércio externo entre as empresas africanas e os seus parceiros globais. A XTransfer irá alavancar a extensa rede do Ecobank em toda a África, permitindo que os seus clientes chineses recolham fundos em moedas locais africanas, ao mesmo tempo que ajuda as PME africanas a efectuar pagamentos nas suas moedas locais para evitar problemas cambiais.
“Esta parceria baseia-se na nossa estratégia estabelecida, que inclui um escritório de representação na China e um gabinete dedicado à China. Ao integrar as soluções de ponta da XTransfer com a nossa plataforma de pagamentos pan-africana, simplificamos os pagamentos, reduzimos os custos de transação e permitimos que as empresas africanas prosperem no comércio global”, explica o director-executivo do Ecobank Group, Jeremy Awori.