O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alertou, na tarde desta terça-feira, 11 de Fevereiro, que as chuvas irão continuar a afectar as províncias de Tete, Manica, Sofala, Gaza e Inhambane nas próximas 24 horas. A província de Maputo deverá registar chuvas moderadas, prevendo-se um abrandamento a partir desta quarta-feira.
De acordo com o INAM, esta situação resulta da persistência da instabilidade atmosférica que afecta as regiões centro e sul do País desde a madrugada desta terça-feira.
Os meteorologistas explicam que, ao longo das próximas 24 horas, esta instabilidade continuará a intensificar as precipitações, que poderão ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas.
“Por outro lado, a região norte do País continua sob a influência da Zona de Convergência Intertropical que, apesar de temporariamente enfraquecida, poderá induzir períodos de precipitação repentina e dispersa nesta região”, refere o INAM, em comunicado.
Perante este cenário, o Instituto recomenda a adopção de medidas de precaução face ao mau tempo, apelando à população para se manter atenta às actualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades competentes.