O barril do petróleo arrancou a sessão desta segunda-feira (10) em alta, depois de uma série de semanas a negociar em território negativo. Isto numa altura em que os novos desenvolvimentos na política comercial dos Estados Unidos da América (EUA) estão a aumentar as preocupações em torno de uma possível guerra comercial entre o país e os seus parceiros comerciais.
A esta hora, o West Texas Intermediate (WTI), de referência para os EUA, avança 0,69% para 71,49 dólares por barril, enquanto o Brent do Mar do Norte, o benchmark europeu, soma 0,70% para 75,18 dólares. Os dois índices encontram-se a recuperar da maior série de desvalorizações desde Setembro, depois de terem registado três semanas consecutivas no vermelho.
As novas tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que implicam um direito aduaneiro de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, poderão ter um impacto no fornecimento de energia aos EUA, bem como prejudicar o crescimento económico a nível mundial. O anúncio surpreendeu os investidores, que esperavam que Trump retirasse, para já, as tarifas sobre estes produtos.
“O que o mercado está a perceber agora é que é provável que o assunto das tarifas continue na ordem do dia pelas próximas semanas ou mesmo pelos próximos meses”, explicou Tony Sycamore, da IG, à Reuters. O analista antecipa avanços e recuos na política comercial dos EUA, prevendo que os investidores “cheguem à conclusão que o melhor é não reagir negativamente a cada desenvolvimento.”