Nesta sexta-feira (14), celebra-se o Dia dos Namorados. Além da comemoração, quem tem um parceiro ou parceira precisa de estar atento às questões financeiras.
O especialista brasileiro em finanças, Thiago Martello, fundador da Martello EF, avalia que o namoro é um bom momento para debater um assunto que costuma ser fonte de divergências – e até atritos – no casal. “O namoro deve ser um período para a pessoa avaliar como o parceiro lida com dinheiro. Se ele ou ela costuma poupar, se controla os gastos ou não, se contrai dívidas ou não”, diz Martello.
Neste sentido, Wanessa Guimarães, especialista financeira citada pelo portal da revista Forbes Brasil, faz algumas recomendações para manter as finanças do casal em dia.
Estabeleça um orçamento
Um casal que prospera em conjunto organiza-se financeiramente. O planeamento é fundamental para a distribuição dos gastos. Um bom exemplo é a preparação para o casamento. “Conversem sobre quanto estão dispostos a gastar, definindo um limite tanto para presentes quanto para a celebração em si. Essa abordagem evita as despesas excessivas”, diz Wanessa.
Comemorações diferentes
Outra dica é celebrar em casa. O casal pode preparar um jantar romântico, escolhendo as receitas que ambos gostem e colaborando na preparação. “Esta opção evita as longas filas dos restaurantes, permitindo uma experiência mais personalizada, com a vantagem de um ambiente privado”, afirma Guimarães.
Faça você mesmo (Do It Yourself)
A terceira sugestão é optar por presentes feitos à mão. Ao invés de investir em presentes caros, crie algo personalizado, por exemplo, um álbum de fotografias ou uma carta escrita à mão. Estes itens demonstram cuidado, tornando o gesto mais memorável.
Passeios ao ar livre
Actividades como um piquenique no parque, uma caminhada num trilho ou um passeio de bicicleta são opções mais económicas para o casal. Os momentos ao ar livre criam novas memórias e desfrutam da natureza.
Aproveite as promoções
Por último, mas não menos importante, esteja atento às ofertas disponíveis e verifique os programas de fidelidade. “Muitas vezes, a pontuação acumulada pode ser trocada por presentes e pode permitir também uma celebração especial sem a necessidade de gastos adicionais.”, conclui a especialista.