A Xpeng Aeroht (divisão de veículos voadores da Xpeng Motors) apresentou o Land Aircraft Carrier, um veículo modular concebido para viagens terrestres e aéreas. Este modelo inovador já acumula mais de três mil encomendas e pretende redefinir o futuro da mobilidade.
O Land Aircraft Carrier combina dois módulos complementares: um veículo terrestre que funciona como base e um módulo aéreo que descola de forma autónoma. Durante as deslocações, o módulo voador permanece integrado no carro. Quando necessário, separa-se para realizar voos curtos, permitindo uma mobilidade integrada entre terra e ar.
Tan Wang, co-fundador da Xpeng, sublinhou o impacto do projecto: “Desde a nossa estreia no CES 2024, temos concretizado o sonho dos carros voadores. O Land Aircraft Carrier demonstra a nossa capacidade de transformar visão em acção. Com mais de três mil encomendas, estamos na vanguarda da revolução da mobilidade avançada.”
Três fases para a mobilidade integrada
A Xpeng delineou uma estratégia em três etapas para tornar a mobilidade aérea uma realidade global:
- Tornar o voo pessoal acessível, simplificando processos e melhorando a experiência do utilizador.
- Desenvolver cenários reais de transporte aéreo, em colaboração com autoridades reguladoras para criar uma rede integrada de mobilidade urbana.
- Criar um sistema de transporte urbano integrado terra-ar, assegurando deslocações porta-a porta sem interrupções.
O Land Aircraft Carrier foi projectado para oferecer uma autonomia de mil quilómetros no ciclo chinês CLTC, recorrendo a uma plataforma de energia de carboneto de silício de 800 volts. A tecnologia foi pensada para viagens de longa distância e para operar em condições adversas, com mais de 200 unidades já testadas pela Xpeng.
Para garantir a produção em larga escala, a Xpeng Aeroht obteve um financiamento de 150 milhões de dólares (9,4 mil milhões de meticais) e iniciou a construção de uma fábrica em Guangzhou, na China. A unidade, com 180 mil metros quadrados, terá capacidade para produzir até 10 mil módulos aéreos por ano.
O módulo terrestre mede 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e altura, sendo conduzido como um veículo ligeiro convencional. Equipado com seis rodas, promete versatilidade nas deslocações urbanas e rodoviárias. Já o módulo aéreo inclui um cockpit panorâmico para dois passageiros, hélices dobráveis e um sistema de descolagem e aterragem verticais que garante segurança e simplicidade operacional.




Fonte: Sapo