Na era digital, quando as empresas dependem fortemente da tecnologia e as ameaças cibernéticas tornam-se mais complexas, o seguro para riscos digitais oferece salvaguardas financeiras e operacionais cruciais face aos ataques.
Este tipo de seguro providencia ajuda e suporte em caso de ataques cibernéticos, violações de dados e outros eventos digitais que possam comprometer informações privadas, interromper operações comerciais ou causar danos financeiros.
Ao se tornar alvo de um ataque como este, a empresa corre o risco de sofrer danos à própria organização e/ou às pessoas envolvidas no evento e, nestes casos, as coberturas podem abranger:
- Perda de informações sigilosas e pessoais;
- Violação de privacidade ou uso indevido e não autorizado dos sistemas do contratante do seguro, como envio de mensagens falsas;
- Prejuízos com avarias nos sistemas operacionais ou redes do segurado;
- Custos relacionados com avaliações dos danos causados pela ocorrência ou com extorsões feitas por quem acedeu indevidamente às informações.
Ou ainda:
- Reembolso de gastos pela falha na segurança (tanto ao segurado quanto a terceiros);
- Responsabilidade civil, devido a violação de privacidade;
- Auxílio referente a recuperação ou substituição de activos digitais.
A aquisição de seguros contra riscos digitais é, portanto, de extrema importância. No entanto, além do seguro, é fundamental que procure investir em equipamentos de prevenção e na especialização do seu corpo de funcionários da área de segurança digital. Estas acções podem ajudar a proteger ainda mais a sua empresa.
Fonte: Exame