Moçambique poderá ser afectado pela Tempestade Tropical Moderada “Faida” a partir desta quarta-feira, 5 de Fevereiro, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia, através de um comunicado.
No documento, a entidade refere que o fenómeno irá entrar no canal de Moçambique e mover-se em direcção à zona costeira do País, sublinhado que, no momento, o mesmo se encontra em Madagáscar, tendo evoluído de depressão tropical para tempestade tropical moderada.
Entretanto, devido à previsão de mau tempo, o organismo apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes.
Recentemente, o País foi atingido pelo ciclone tropical Dikeledi, o segundo a atingir a região Norte no espaço de um mês.
O fenómeno formou-se a 31 de Dezembro na bacia sudoeste do oceano Índico e atingiu o continente a 13 de Janeiro, passando pelo distrito de Mossuril, na província de Nampula, na categoria 3, com ventos de até 195 quilómetros por hora e chuvas intensas de mais de 150 milímetros em 24 horas.
O anterior ciclone tropical Chido, de nível 3 (numa escala de 1 a 5), atingiu a zona costeira do Norte de Moçambique na madrugada de 14 de Dezembro, tendo depois enfraquecido para tempestade tropical severa, continuando a fustigar as províncias daquela região nos dias seguintes com “chuvas muito fortes superiores a 250 milímetros em 24 horas, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas muito fortes”, conforme a informação anterior do Centro Nacional de Operações de Emergência.
Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.
O período chuvoso de 2018-19 foi dos mais severos de que há memória no País, no qual 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o território nacional.