O marketing multinível (MMN) é, basicamente, vender, indicar e ganhar. Há quem defenda este método como rentável, no entanto, também há quem o considere uma arriscada pirâmide. Muitas empresas aderiram a este sistema de negócio, sendo que para algumas correu bem, para outras nem tanto.
A primeira coisa que é preciso entender é que o marketing multinível não é uma pirâmide, como é conhecido. Funciona como o marketing em rede, no qual uma pessoa trabalha com venda directa e cria vínculos, angariando novos vendedores para o mesmo produto.
Os lucros do marketing multinível são obtidos pela sua própria venda e também por uma pequena comissão das vendas de todos abaixo de si. Quando alguém angaria novos vendedores forma uma equipa, recebendo uma comissão pelas vendas desta. Quando a equipa cadastra novos vendedores, o recrutador também ganha uma comissão pela venda dos mesmos.
A ideia do marketing multinível é obter lucro pelas vendas de todas as pessoas registadas na sua rede. Ou seja, é totalmente diferente do sistema de pirâmide financeira.
Vantagens
São muitas as vantagens de se trabalhar com marketing multinível, desde que seja de empresas já consolidadas no mercado:
- Os lucros são totalmente provenientes das vendas realizadas e quanto mais pessoas angaria, mais pode lucrar. No entanto, para isso acontecer, a sua equipa precisa de vender;
- Pode (e deve!) ajudar a sua equipa nas vendas. Há vários eventos realizados pelas próprias empresas, que ajudam todos os vendedores a ganhar mais clientes e aumentar os seus lucros;
- Outra grande vantagem deste modelo de negócio é que não é preciso ter um ponto fixo. Pode, por exemplo, começar como um complemento de rendimento. As vendas são feitas pelo catálogo, no qual os clientes fazem os pedidos e o vendedor encomenda-os na empresa. Por sua vez, a empresa envia os produtos, para posterior entrega ao consumidor final;
- O horário de trabalho é definido pelo próprio vendedor. Pode deixar o catálogo no cliente e ir buscá-lo depois, ou marcar para mostrar os produtos. Além disso, os preços são tabelados, não havendo preocupações relativamente aos mesmos.
A primeira coisa que é preciso entender é que o marketing multinível não é uma pirâmide, como é conhecido
Bonificações
Cada empresa de marketing multinível possui as suas próprias bonificações. Por isso, é importante verificá-las. Estes extras incluem amostras grátis, descontos maiores em alguns produtos ou maiores comissões, de acordo com o volume de vendas.
Algumas também optam por criar bónus na primeira compra ou até quando cadastra um novo membro na sua equipa. O material de divulgação é enviado para o seu endereço, junto (ou não) com os seus pedidos.
Desvantagens
- A grande desvantagem do marketing multinível é que a maior parte dos lucros pode demorar a vir. Afinal, para ganhar mais, precisa de ter uma equipa, e não adianta apenas registar pessoas; elas precisam de vender e de angariar outras;
- Apesar de ser um trabalho com venda directa, não sendo necessário ponto nem horário fixos, é preciso trabalhar muito. Encontrar clientes pode ser um desafio, mas, se não tiver medo de enfrentar a batalha, irá conseguir vencer essa etapa;
- Outra grande desvantagem é a ‘cara feia’ das pessoas para este tipo de negócio. As pirâmides financeiras são proibidas e muitas empresas tentam mascará-las através do marketing multinível, fazendo com que as outras que realmente actuam neste segmento sejam prejudicadas. Por isso, é preciso entender que existe uma grande diferença das pirâmides financeiras e do marketing de rede;
- Não é necessário pagar para entrar. Geralmente as empresas criam o kit inicial e, ao vender os itens, os vendedores recuperam esse valor. Antes de decidir entrar neste meio, verifique a autenticidade da empresa, confirme se já está consolidada no mercado. A procura de informações sobre a empresa na Internet pode também ajudar;
- O MMN também significa que a empresa tem menos controlo sobre a sua força de vendas e a maneira como trabalha;
- Outra crítica importante é que, se a empresa não oferecer uma estrutura para o revendedor (por exemplo, fazendo o marketing da marca e oferecendo formações de vendas), essa pessoa pode não obter os resultados esperados nas suas actividades.
Fonte: Revendedor