Marketing multinível, ou MMN, também conhecido como marketing de rede, é um modelo de negócio baseado no recrutamento de revendedores para fazer vendas de produtos.
O revendedor recebe uma comissão pelas próprias vendas e também de cada revendedor recrutado por ele.
Entender o marketing multinível a partir do conceito teórico pode ser difícil, pelo que vamos exemplificar.
Suponha que a marca de roupas (fictícia) VIP decidiu adoptar o modelo de MMN para realizar as suas vendas. Para tal, recruta dez revendedores, pessoas comuns que vão vender os produtos da marca.
João é um desses revendedores. Cada vez que vende uma peça da marca VIP ganha uma comissão, ou melhor, uma participação no valor da venda.
Porém, essa não é a única forma pela qual o João pode ganhar, podendo também recrutar outros revendedores para a VIP. Então, convida a Maria, e sempre que esta fizer uma venda, ela ganha uma comissão, e o João, que a recrutou, também.
Por isso, o nome “multinível”: porque existem vários níveis na estrutura de vendas da empresa, e o dinheiro sobe esta escada até chegar à empresa.
Marketing multinível vs. esquema de pirâmide
Existe uma grande confusão em torno do marketing multinível; muitas pessoas não conseguem deixar de notar uma semelhança entre este modelo de negócios e o famoso (e ilícito) esquema de pirâmide.
A verdadeira diferença entre o marketing multinível e o esquema de pirâmide é que, no primeiro, existe um produto ou serviço cuja venda efectivamente sustenta o negócio; no segundo, é a própria rede que sustenta o negócio.
Por outras palavras, no esquema de pirâmide, não é a venda do produto ou serviço que gera recursos. Pelo contrário, é o dinheiro dos próprios participantes que circula dentro da estrutura.
Outra diferença importante é que no marketing multinível, os ganhos são proporcionais ao trabalho de cada um, enquanto na pirâmide, quem ganha mais é quem está no topo.
Fonte: Mais Retorno