Numa tradução literal, “market fit” significa “ajuste do mercado”. Aplicando o conceito para as startups, significa dizer que o produto/serviço oferecido deverá ajustar-se às necessidades dos clientes.
Logo, o “market fit” consiste em identificar até que ponto determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa é capaz de satisfazer a procura de mercado.
Falando especificamente de startups, esse é o primeiro passo para definir se o negócio será ou não promissor.
Imagine que todo o processo de desenvolvimento acontece em forma de pirâmide. Na base está a criação do produto, no meio está o período de transição e por fim, no topo, está o tão desejado crescimento e consolidação.
Pois bem, perceba que a base dessa pirâmide é o que sustenta tudo o resto. Não há transição, muito menos crescimento, se o produto não for muito bem definido e não se encaixar com as demandas sociais.
O “market fit” consiste em identificar até que ponto determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa é capaz de satisfazer a procura de mercado
A melhor maneira de identificar esta situação é observando o feedback do cliente: se ele compra, recompra e não cancela o produto ou serviço, a empresa pode sentir-se realizada, pois certamente está no caminho certo!
Qual é a sua importância para as empresas?
Independentemente da forma como direcciona as suas operações, todos os empreendimentos têm como objectivo a obtenção de lucro. Embora não exista uma fórmula secreta para tal, as condições básicas para atingir esse propósito são bastante claras: oferecer soluções para resolver os problemas do público.
Desta forma, o conceito “market fit” mostra-se essencial para direccionar a companhia no caminho certo, além de possibilitar alterações em caso de resultados decepcionantes. Sabe aquele produto que tinha tudo para dar certo, mas foi que não correspondeu às expectativas em termos de vendas?
Muitas vezes, o motivo para esse fenómeno é simples. Não basta desenvolver um item qualificado; é preciso garantir que seja inserido no mercado correcto. Por isso, sintomas como baixa frequência de uso pelos consumidores, a dificuldade de realizar vendas ou a perda de público para a concorrência podem ser sinais de uma inexistência do “market fit”.
Por outro lado, se está a disponibilizar a solução certa, no mercado adequado e para o público correcto, o seu “market fit” está em alta. Nesse caso, a satisfação dos clientes tornar-se-á um combustível para a geração de novas oportunidades de negócio.
Fonte: Mais Retorno