A Alpina, marca de preparadores automóveis, comemora o seu 60.º aniversário com o lançamento do B8 GT, uma versão actualizada e limitada do BMW Série 8 Gran Coupé. Com produção restrita a apenas 99 unidades, este modelo destaca-se como o Alpina mais potente de sempre.
Com um motor V8 4.4 biturbo com 643 cv, é 8 cv mais potente que o B8 normal, mas 18 cv mais potente que o BMW M8. O binário máximo é de 850 Nm, mais 50 Nm do que o B8 e mais 100 Nm do que o M8. De acordo com o fabricante, o B8 GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos (mais 0,1 segundos do que o M8). No entanto, o M8 está limitado, de série, a uma velocidade máxima de 250 km/h e o B8 GT vai até aos 330 km/h (mais 6 km/h do que o B8).
De acordo com a empresa, a Alpina refere que neste modelo de tracção integral incluiu um novo silenciador central que melhora a “banda sonora” do motor V8, além de ter efectuado alterações no sistema 4×4 controlado por um diferencial electrónico dotado de um novo software que permite enviar mais potência para as rodas traseiras. As mudanças operadas permitem melhorar a agilidade, sem comprometer o conforto.
No exterior, o GT apresenta um difusor, entradas de ar e aletas em fibra de carbono, jantes forjadas de 21 polegadas com porcas de alumínio no centro. Há também a inscrição B8 GT nas saias laterais e nos pilares B, com a opção de riscas metálicas em carbono. É possível escolher entre sete cores exteriores, sendo que apenas 20 carros são apresentados numa combinação de dois tons de azul ou verde e preto. Os preços começam nos 225 mil euros (14,7 milhões de meticais).
No interior, destaque para os estofos em couro Merino, duas malas de viagem, uma placa exclusiva na consola central e um porta-copos com uma tampa com a assinatura de Berkard Bovensiepen (o fundador da Alpina).
Após a morte de Bovensiepen, a BMW comprou a Alpina em 2022 e, a 31 de Dezembro deste ano, assumirá o comando total do construtor de carroçarias. Este B8 GT será o último modelo da Alpina antes da mudança de proprietário.






Fonte: Auto Drive