Uma “love brand” é uma marca que é amada pelos consumidores, com os quais consegue criar laços emocionais ao transcender a relação tradicional que existe entre empresa e cliente.
“O amor é lindo”, mas, no fim das contas, as marcas querem mesmo é fazer negócio. Então, como é que o amor dos consumidores à sua marca pode fazer a sua empresa crescer, vender mais, ter mais oportunidades?
Os consumidores têm mais lealdade à marca
As “Love brands” não cedem à concorrência. Quando o consumidor cria uma relação emocional com uma marca, não é qualquer estímulo que consegue levá-lo para um concorrente.
Os laços são mais fortes, logo, o consumidor está sempre por perto, informado sobre as novidades da marca e disposto a voltar a qualquer momento. A lealdade à marca faz até relevar um ou outro erro, em nome do relacionamento.
Os consumidores não se apegam ao preço
Diz-se que “o amor deixa as pessoas cegas”, não é? Isto explica por que motivo o amor por uma marca faz os consumidores relevarem o preço dos produtos. Para eles, o sentimento que a relação desperta é mais importante que isso. Portanto, as “love brands” podem praticar preços mais altos que os seus concorrentes e não deixarão de vender aos seus fãs por causa disso.
Os consumidores tornam-se defensores da marca
Marcas amadas são protegidas pelos seus fãs, que se tornam verdadeiros advogados sempre que alguém ousa falar mal da sua marca amada, especialmente nas redes sociais.
Em tempos de crise da marca, ajudam a segurar as críticas e a preservar a sua imagem.
Os consumidores tornam-se promotores da marca
Os fãs não apenas defendem a marca amada, como também a promovem nas suas redes. Gostam de falar sobre ela, mostrar os seus benefícios, exibi-la no seu dia-a-dia, falar sobre as suas acções. Querem ver o seu sucesso e contribuir para o seu crescimento!
A empresa atrai melhores talentos
Os profissionais querem fazer parte da construção de marcas que são amadas e bem-sucedidas e que têm um propósito com o qual se identificam. Por isso, as “love brands” tendem a atrair colaboradores mais qualificados, motivados, mas, principalmente, alinhados com a sua cultura.
Fonte: Rock Content