O Porto de Nacala registou em 2024 um crescimento de 7,6% no manuseamento de carga, alcançando um marco histórico de 1,4 milhões de toneladas, incluindo 100 mil contentores de 20 pés (TEU, na sigla em inglês). Este crescimento foi possível graças à conclusão das obras de reabilitação, expansão e modernização do porto. Os dados foram divulgados por Augusto Abudo, director-executivo Norte da empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM).
O volume de carga manuseada abrange operações de importação, exportação e trânsito, com destaque para novos mercados na Europa, Ásia, Médio Oriente e Américas. “Em meados de Dezembro de 2024, atingimos pela primeira vez um marco histórico de 100 mil TEU manuseados, entre embarques e desembarques. Este é o maior registo no manuseamento de contentores pelo Porto de Nacala”, destacou Abudo.
De acordo com o gestor, a totalidade dos 100 mil TEU foi movimentada por 124 navios, permitindo cumprir quase 100% da meta anual de 2024, que previa o manuseamento de 102 mil TEU. A produção anual abrangeu diversas mercadorias, como gergelim, sisal, algodão, feijões, grafite, pedras semi-preciosas, sucata e folhas de eucalipto, destinadas tanto ao mercado interno como a países estrangeiros.
O aumento da eficiência deve-se à recente modernização e ampliação das infra-estruturas. O terminal de contentores foi melhorado com um cais de 400 metros de comprimento e 14 metros de profundidade, permitindo uma maior capacidade de atracação de navios. Além disso, a aquisição de dois novos rebocadores modernos e de um barco-piloto facilitou as operações de atracagem.
A localização estratégica do Porto de Nacala, classificado como “coração” da economia da província de Nampula, foi outro factor determinante. A baía natural protegida, com um canal de acesso de 60 metros de profundidade e 800 metros de largura, permite a operação de navios 24 horas por dia, sem limitações de tamanho ou horários.
Projecções para 2025
Para 2025, o Porto de Nacala projecta um crescimento ainda maior, com a meta de manusear 115 100 TEU, equivalentes a 1,8 milhão de toneladas de carga, superando os números históricos de 2024. O objectivo é continuar a expandir as operações e reforçar a posição do porto como um dos principais centros logísticos da África Austral.
Desde a sua inauguração em 1951, o Porto de Nacala tem desempenhado um papel essencial na economia moçambicana e regional, funcionando como uma peça-chave no escoamento de exportações e na importação de bens essenciais, como cereais, fertilizantes e combustíveis. Além de Moçambique, o porto serve países vizinhos, como o Maláui e a Zâmbia, e fortalece o comércio com mercados distantes na Europa, Médio Oriente, Ásia e Américas.
Fonte: Carta de Moçambique