O Governo da Zâmbia avançou, numa apresentação feita esta terça-feira, 21 de Janeiro, que continua optimista quanto ao crescimento da economia do país, projectando uma expansão de 6,6% este ano. Este sentimento é alimentado pela recuperação económica verificada a nível nacional depois dos desafios causados pela pandemia de covid-19, informou a Reuters.
Durante a crise motivada pela pandemia, a Zâmbia entrou em incumprimento da sua dívida, o que levou o Governo a negociar uma reestruturação substancial. Segundo o Ministério das Finanças, a Zâmbia reestruturou 90% da sua dívida, o que ajudou a aliviar a pressão financeira que o país enfrenta.
Além disso, a produção de cobre, um dos principais recursos naturais da Zâmbia, desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da economia. O Governo estimou que, em 2023, foram produzidas mais de 770 mil toneladas de cobre, um indicador positivo para o sector mineral e um motor essencial para o crescimento económico.
Apesar da reestruturação da dívida e de alguns desafios económicos, o país acredita que o crescimento do sector mineiro e outras iniciativas económicas ajudarão a sustentar a sua recuperação económica. A produção de cobre, em particular, continua a ser um pilar importante para a Zâmbia.
Com a estimativa de crescimento e os sinais positivos provenientes da indústria mineira, o Governo espera que a recuperação económica continue a atrair confiança, tanto de investidores locais como internacionais, permitindo à Zâmbia avançar no seu processo de recuperação económica.