A província de Cabo Delgado registou uma chegada significativa de 53 mil turistas durante o ano de 2024, desafiando um período de instabilidade política e social subsequente às eleições.
Segundo o director dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas de Cabo Delgado, Daniel Agostinho, o turismo na região demonstrou resiliência, apesar das dificuldades enfrentadas, segundo informou o jornal Domingo.
Durante 2024, mais de 30 mil turistas nacionais e cerca de 23 mil estrangeiros escolheram Cabo Delgado como destino, contribuindo para um total de mais de 78 mil pernoites.
“Registámos 47 mil pernoites por nacionais e 31 mil por estrangeiros”, explicou o responsável. Esta estatística revela uma dinâmica positiva no sector turístico, que continua a ser um pilar fundamental para a economia local.
Apesar desses números encorajadores, Daniel Agostinho reconheceu uma redução nas taxas de ocupação hoteleira devido às agitações pós-eleitorais que começaram em Outubro de 2024.
“Esses eventos contribuíram para a diminuição no movimento de hóspedes na província”, afirmou o director. O ambiente pós-eleitoral impactou negativamente o fluxo turístico, especialmente no que se refere aos visitantes internacionais.