Com a subida generalizada dos preços, poupar nas contas de casa é uma forma de aliviar o orçamento. Por isso, o melhor é estar a par de alguns truques para poupar na factura de electricidade.
Conheça formas simples de o fazer, sem implicar grandes mudanças.
Controle o frigorífico
É o grande consumidor da electricidade da casa, pode chegar aos 30% da energia gasta, se for um combinado. Por isso, verifique regularmente as borrachas para ver se está bem vedado, evitando as fugas de frio. Evite guardar recipientes de comida ainda quente, vai obrigar a um reforço da refrigeração.
Já agora, acerte o termostato para não ficar abaixo dos quatro graus, é dispensável e gasta mais. Não esteja sempre a abrir e a fechar a porta, gasta mais. Quando chega do supermercado alinhe todos os alimentos e coloque-os no frigorífico de uma vez.
O mesmo com o congelador. Coloque só o essencial e não deixe aberto. Já agora, vá limpando o gelo que se acumula, pois vai implicar mais refrigeração para o manter.
Encha as máquinas de lavar e secar
Também responsáveis pelo peso da factura da luz são as máquinas de lavar e secar. Por isso, ponha a lavar apenas quando estiverem na capacidade máxima. Se tiver tarifas bi-horária ou tri-horária use essas horas para efectuar as lavagens ou a secagem.
Desligue o forno ou fogão minutos antes
Como a placa e o forno se mantêm quentes mesmo depois de desligados, apague-os uns minutos antes do fim da cozedura. No caso do forno, evite abrir a porta várias vezes. Nesta acção perde cerca de 25% do calor acumulado, necessitando de voltar a aquecer.
Compre electrodomésticos com classe energética eficiente
Já agora, se vai comprar um electrodoméstico tenha em conta o seu gasto energético, preferindo modelos de classe energética eficiente. O que pagar a mais na compra será um ganho na factura da energia. No caso dos televisores, se comprar um novo garanta que é de baixo consumo (tecnologia LED ou superior).
Isole bem a casa
Depois dos electrodomésticos, os maiores gastadores são os aquecedores, ventiladores e o ar condicionado. No Inverno, a melhor forma de aquecer uma casa é impedir o frio de entrar, por isso mantenha ou melhore o isolamento. Calafete portas, janelas e abuse dos tapetes e das mantas no Inverno, aproveitando as janelas abertas no Verão.
Se não consegue dispensar estes aparelhos, controle a sua utilização. Por exemplo, o ar condicionado gasta muito menos se todos os meses limpar o filtro.
Desligue mesmo os aparelhos eléctricos
É um dos maiores desperdícios de energia dentro de casa. Por isso, não deixe ficar em standby os aparelhos, seja o televisor, a máquina de café, a impressora ou o computador. Apesar de estarem em modo suspensão continuam a gastar energia. Uma alternativa é utilizar tomadas com botão de corte de corrente, para desligar a box, por exemplo.
Já o micro-ondas deve manter-se com a porta fechada e o temporizador no zero, ou continua a gastar.
Não tenha as luzes acesas
Parece ser uma daquelas coisas que os nossos pais e avós nos diziam, mas continua a ser um belo conselho: se vai mudar de divisão da casa por mais de 15 minutos, apague a luz.
Não deixe o telemóvel a carregar noite fora
A partir do momento em que o seu telemóvel ou tablet está carregado é desnecessário continuar ligado à corrente. Contudo, se deixar, a electricidade vai continuar a ser gasta. Se não estiver a carregar, retire o carregador da ficha.
Diminua o termostato do aquecedor
O aquecimento da água também tem a sua dose de consumo de electricidade. Diminuir o termostato até à temperatura necessária e escolher torneiras e chuveiros eficientes são passos essenciais para poupar na factura de electricidade.
Se tiver um termoacumulador, desligue-o quando não estiver a ser utilizado ou coloque um temporizador na ficha.
Substitua as lâmpadas
Se ainda tiver lâmpadas incandescentes vá trocando por economizadoras ou de baixo consumo (apesar de serem mais caras consomem bastante menos e duram muito mais). Pode poupar 90% nos gastos específicos das lâmpadas.
Invista em painéis solares
Uma das formas de poupar energia, mas que implica um investimento significativo, é a colocação de painéis solares. Mas o investimento acabará por ser amortizado e ainda pode partilhar parte dessa energia.
Fonte: Ekonomista