Estima-se, segundo a revista Forbes, que, até 2025, a Inteligência Artificial (IA) poderá ocupar 52% dos empregos em todo o mundo.
No entanto, existem ainda muitas tarefas e interacções que só podem ser realizadas por humanos, especialmente em áreas que dependem da ligação entre as pessoas.
Então, quais são as competências interpessoais necessárias para garantir a segurança do seu emprego no mercado de trabalho actual?
Pensamento crítico
Um inquérito da Pearson (instituição britânica) mostra que 81% das empresas atribuem grande importância à capacidade de pensar, de forma crítica, dos colaboradores.
O desenvolvimento deste tipo de competências permite aos profissionais navegar em ambientes complexos e trazer soluções inovadoras para as suas actividades diárias. Embora a IA possa ajudar, os profissionais de pensamento crítico têm a flexibilidade de ajustar a sua abordagem com base em várias circunstâncias e contextos éticos.
Como eles tomam decisões com base em julgamento subjectivo, intuição e suas experiências pessoais, é-lhes mais difícil serem substituídos pela IA.
Planeamento estratégico
Um bom planeamento exige criatividade e inovação para novas abordagens, adaptação às circunstâncias e aproveitamento de oportunidades. Os sistemas de IA podem ter dificuldade em responder a mudanças imprevistas, o que torna os trabalhadores com estas competências mais favoráveis para o desempenho da função e indispensáveis para as empresas.
Delegar tarefas
O julgamento humano continua a ser crucial na delegação de tarefas, uma vez que tem em conta as capacidades dos membros da equipa e a sua carga de trabalho. Delegar também inclui determinar qual a pessoa mais adequada para cada produto, fornecendo instruções claras para uma execução bem sucedida.
Um estudo sobre gestão do tempo revelou que apenas 28% das empresas oferecem formação em competências de delegação. Por isso, se conseguir fazer isto e facilitar os processos à sua equipa, estará a tornar-se mais valioso e menos substituível no seu trabalho.
Competências de comunicação
É fácil confundir as competências de comunicação com a mera capacidade de manter uma conversa, mas vai para além disso. Uma comunicação eficaz implica transmitir ideias, construir relações e persuadir os outros a apoiar as suas iniciativas no trabalho. Também pode ser útil para demonstrar influência se estiver numa posição de liderança.
As competências de comunicação também podem aumentar o seu impacto, permitindo-lhe criar narrativas e ilustrar as suas ideias de forma convincente, colaborar com os seus colegas de equipa para atingir objectivos comuns e promover mudanças positivas na empresa.
Embora hoje em dia seja comum utilizar a Inteligência Artificial para redigir um e-mail profissional, o toque humano continua a ser insubstituível quando se trata de questões sensíveis, como o serviço de apoio ao cliente, e de assuntos que ainda precisam de ser tratados pessoalmente. Isto também envolve lidar com crises e gerir as partes interessadas.
Investir em competências de comunicação pode ajudá-lo a ser um membro da equipa ou um líder mais produtivo e eficiente, o que abrirá caminho para o sucesso profissional.
Negociação
No mundo dos negócios, a negociação é o nome do jogo. E, apesar da disponibilidade de plataformas remotas ou virtuais, como chamadas, e-mails ou videoconferências, é mais provável que uma reunião presencial para negociar resulte em resultados favoráveis, incluindo termos acordados e noções mais claras de compromisso.
Aprender tácticas e técnicas de negociação aumentará a sua importância como profissional, especialmente se estiver a lidar com processos de compra ou aquisição. Poderá fazer concessões estrategicamente, o que cria valor através de compensações, tais como preços preferenciais para contratos e fornecedores.
Não será fácil substituir o ser humano nas negociações, pois ele traz inteligência emocional, criatividade e discernimento para fechar um acordo vantajoso para as partes envolvidas. Estas competências continuam a ser importantes para construir parcerias e manter os clientes no sector empresarial. A negociação é também uma competência fundamental para as funções de gestão quando se lida com prazos, calendários, orçamentos e resolução de conflitos.
Embora a IA continue a ajudar a automatizar tarefas de rotina e a processar grandes quantidades de dados, há qualidades únicas que só os humanos possuem, o que os distingue da tecnologia e os posiciona como activos insubstituíveis para as empresas.
Investir na aprendizagem de novas tecnologias é importante nos dias de hoje, mas cultivar estas competências interpessoais é também uma medida estratégica para se manter relevante e indispensável num local de trabalho cada vez mais digital.