A Honda apresentou dois protótipos eléctricos no maior evento de tecnologia do mundo (CES), em Las Vegas: o 0 Saloon e o 0 SUV. Tratam-se de modelos quase finais que começarão a ser produzidos no primeiro semestre de 2026. A “Série 0” será fabricada em Ohio, nos EUA.
O SUV 0 é uma evolução do conceito Space Hub apresentado no CES do ano passado, embora visualmente menos “quadrado”. Este SUV aparenta ser ligeiramente mais curto em comprimento em relação à berlina e com um pára-brisas mais vertical e definido à frente, algo pensado para maximizar o espaço interior, com uma secção traseira mais parecida com um monovolume que apresenta uma traseira quadrada.
Esta nova geração de eléctricos aposta num design mais minimalista, o que implica também um menor peso das baterias que prometem ser cerca de 8 mm mais finas do que os modelos concorrentes e que podem ser montadas na parte inferior da plataforma.
Segundo o fabricante nipónico, esta solução favorece o comportamento dinâmico, permitindo mais espaço no interior, melhorando também a eficiência e, em última análise, no caso da berlina, tornando possível estar mais perto do chão do que a concorrência. Todos os modelos da Série 0 terão a possibilidade de escolher entre um ou dois motores, utilizando novos “e-eixos” também concebidos para serem instalados na parte inferior do automóvel. Os modelos de acesso, com um motor traseiro, terão 244 cv, enquanto as versões com dois motores e tracção integral terão 489 cv. O Saloon terá uma bateria de níquel-manganês-cobalto com uma capacidade de 80-90 kWh, proporcionando mais de 483 km de autonomia. Os modelos maiores terão baterias de cerca de 100 kWh.
O SUV 0 é uma evolução do conceito Space Hub apresentado no CES do ano passado, embora visualmente menos “quadrado”
Outra tecnologia importante será a “megacasting”, em que a Honda utiliza prensas especiais para criar grandes secções da plataforma em peças únicas fundidas, o que reduzirá a complexidade e o peso. A marca afirma que os seus modelos da Série 0 pesarão menos cerca de 100 kg do que a actual geração de veículos eléctricos de dimensões semelhantes.
Esta dupla integra um sistema de condução autónoma de nível 3, desenvolvido em conjunto com a Helm.ai. A plataforma de hardware system-on-chip (SoC) de alto desempenho, que promete operações substancialmente mais rápidas em comparação com os modelos actuais, mas com menor consumo de energia, foi criada em colaboração com a Renesas Electronics Corporation, uma empresa especializada no ramo de semicondutores
O sistema de software de Inteligência Artificial ASIMO foi criado pela própria Honda. Incorpora várias câmaras, sensores e “tecnologias de inteligência avançada” que vão além dos comandos mais básicos ou da previsão de comportamentos. De acordo com o fabricante, o carro aprenderá continuamente com o ambiente que o rodeia e com os seus ocupantes, sendo o condutor o ponto central da relação. O automóvel terá um carácter emocional e reconhecerá vários estados emocionais dos ocupantes. Por exemplo, se o condutor parecer preocupado, o automóvel pode iniciar uma conversa para aliviar a tensão. A felicidade é aparentemente contagiosa com o ASIMO no Série 0, o que significa que se pode partilhar risos e piadas com o automóvel.
O SUV da Série 0, um potencial concorrente do Tesla Model Y, deverá ser o primeiro a entrar em produção, seguido do Saloon. Após o início das vendas nos EUA, ambos serão lançados noutros mercados. Depois destes dois modelos, está previsto um modelo de sete lugares para 2027, dois SUV (um compacto e outro mais pequeno), bem como uma berlina compacta (para 2030).


