O Grupo L’Oréal, empresa multinacional francesa de cosméticos, apresentou a sua nova tecnologia de personalização para tratamentos, durante a CES (Consumer Electronics Show), evento conhecido por concentrar os principais anúncios de novos produtos e transformações tecnológicas de grandes empresas.
Trata-se de um dispositivo capaz de analisar a pele humana e identificar sinais de envelhecimento biológico em apenas cinco minutos.
O L’Oréal Cell BioPrint é um aparelho portátil, ou seja, pode ser levado para qualquer ambiente com facilidade, e funciona a partir de uma técnica que analisa as proteínas do organismo humano, a proteómica avançada.
Para utilizar o dispositivo, o utilizar precisa de colocar uma fita facial na bochecha e, em seguida, levar a fita à solução tampão (uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados). Depois, basta carregar o cartucho do L’Oréal Cell BioPrint com a solução e inseri-lo na máquina para análise.
Enquanto a amostra é processada, o Skin Connect captura várias imagens do rosto do utilizador, que deve preencher um pequeno questionário sobre preocupações com a pele e envelhecimento.
A tecnologia foi possibilitada pela Longevity Integrative Science, projecto do Grupo L’Oréal que estuda a relação dos mecanismos do corpo humano com a aparência da pele, além da parceria exclusiva com a startup coreana NanoEnTek.
O aparelho também contribui para a prevenção de possíveis problemas cosméticos antes que eles se tornem visíveis, como manchas e poros dilatados
“Estamos sempre a olhar para o futuro da beleza, combinando descobertas de ponta com a nossa vasta expertise. Com o Cell BioPrint, oferecemos às pessoas a capacidade de conhecer mais sobre a sua pele”, disse Bárbara Lavernos, vice-CEO responsável pela pesquisa, inovação e tecnologia do Grupo L’Oréal.
Por enquanto, o produto está programado para ser testado com uma marca da companhia na Ásia no fim de 2025.