A cada ano, a Verallia, líder europeia na produção de garrafas e outras embalagens de vidro, apresenta as tendências do mercado para vinhos e bebidas espirituosas. A apresentação feita no ano passado, em conjunto com a agência Barcelona Morels, visa inspirar e destacar os principais desenvolvimentos do sector e as direcções futuras. O design é fundamental. Até 2025, quatro grandes tendências emergem em resposta a consumidores que procuram novas experiências e dão prioridade ao bem-estar, acima de tudo.
Quem são os consumidores?
Reflectindo sobre as novas práticas de consumo de vinhos e bebidas espirituosas, a análise de tendências de 2025 é feita através do olhar a três diferentes perfis de consumidores: os “eco-activistas”, preocupados com os desafios ambientais, preferem marcas comprometidas com a sustentabilidade (produção local, embalagens recicláveis), os “consumidores conscientes”, focados no bem-estar, procurando bebidas que estejam em harmonia com os seus objectivos holísticos (baixo teor alcoólico, com ingredientes naturais) e os “experimentais”, em constante procura por novos sabores.
Através destes perfis, a Verallia indica quatro grandes tendências, que ilustram a evolução da indústria do vinho e das bebidas espirituosas:
- O retorno da ética e da sustentabilidade. As marcas apostam na autenticidade e abraçam a sobriedade das embalagens e as suas imperfeições. Aqui, há uma aposta na reutilização de garrafas e utilização de ingredientes não convencionais com o objectivo de respeitar os recursos do planeta.
- Menos álcool, mais bem-estar. Diante da forte procura por bebidas com baixo teor alcoólico, surgem sabores complexos que exigem apresentações ‘premium’, cheias de vitalidade.
- Experiências personalizadas. Através de sabores inéditos, as fronteiras entre os diferentes tipos de álcool diluem-se com o avanço das bebidas “ready to drink” para misturas de sumos com licores de baixo teor alcoólico e coquetéis à base de vinho, entre outros. As marcas também contam com as embalagens para maximizar a experiência do consumidor e estimular novos sabores através de garrafas pensadas para consumo individual.
- A procura por valor agregado. A ênfase é colocada no design sensorial para criar experiências de luxo. Esta procura de valor acrescentado traduz-se também no surgimento de edições limitadas e de licores de autor.
Cada perfil, sua garrafa
“Compreender os novos perfis de consumidores e as suas preferências por bebidas e ocasiões de consumo é crucial para garantir o sucesso”, explica Elena Andia, directora de Marketing da Linha Selectiva. Para a marca que fornece as garrafas, a tarefa implica “uma forte consideração por desafios ambientais, num regresso a valores naturais e a algum minimalismo”.
Propostas de novos designs
Em resposta às tendências, a Verallia propõe novos desenhos para garrafas.
Graça
Uma garrafa elegante e contemporânea perfeita para novos vinhos brancos e rosés mais leves.
Herança
Um formato intemporal para bebidas espirituosas ‘premium’, com tradição e modernidade no mesmo design.
Lora
Um design icónico para vinhos espumantes com formas arredondadas para momentos agradáveis e comemorativos.
Mixologista
Um desenho inspirado na arte dos coquetéis.
Arieta
Silhueta que combina estilo e sofisticação.
Pequeno
Uma garrafa ultraleve projectada para consumo individual. Prática e flexível com diversas opções de fecho.
Texto: Celso Chambisso