Todas as informações que se possam recolher sobre as motivações e a situação do cliente podem ser determinantes para a apresentação de uma boa proposta, que conduza ao estabelecimento de um novo negócio.
É aqui onde se descreve o trabalho que se pretende realizar, incluindo os diferentes produtos que serão vendidos ou serviços que serão prestados, com dados acerca do tempo e materiais que serão necessários, número de unidades, custos associados e mão-de-obra.
É provável que o cliente tenha solicitado vários orçamentos, logo, este é o campo indicado para destacar-se da concorrência e acrescentar valor ao pedido realizado.
O cliente deve sentir as suas expectativas superadas. O grau de detalhe e a customização demonstram ao consumidor um empenho na relação e um profissionalismo na apresentação dos produtos ou serviços.
Os clientes devem sentir segurança na capacidade de entregar os serviços ou produtos na quantidade e qualidade desejadas.
Valor do orçamento
Uma vez decidido o preço, este deve ser detalhado e fazer-se um resumo das taxas e do IVA a que estará sujeito, assim como de quaisquer outros impostos que se devam cobrar, distinguindo claramente qual o preço a reclamar pela empresa e o que são taxas e impostos devidos ao Estado. Deve também indicar os procedimentos a seguir no caso de alterações das especificações da entrega dos bens ou serviços como as quantidades ou a qualidade prevista.
Modalidades e datas de pagamento ao fazer um orçamento
Na hora de fazer um orçamento, pode definir o método de pagamento antecipado (transferência bancária, cheque ou numerário). O cliente deve conhecer todas as formas possíveis de fazer o seu pagamento, de modo que facilite a transacção.
Não menos importante é estabelecer desde logo as datas de pagamento esperadas e eventuais condições comerciais ao dispor do cliente como descontos comerciais (ex: de quantidade, de preço, de volumes) ou financeiros (em função do prazo de pagamento).
Pode também ser importante definir desde logo as eventuais penalizações por atrasos no pagamento como a cobrança de juros moratórios ou taxas administrativas. É preciso ter em consideração que um orçamento aceite tem o valor jurídico de um contrato.
Prazo de entrega e transportes
Outro item relevante no orçamento tem que ver com os prazos de entrega previstos e, no caso do transporte de bens, os meios e os custos aplicáveis.
O cliente espera suprir as suas necessidades num prazo temporal definido. É preciso determinar se as expectativas dos clientes estão de acordo com as suas possibilidades.
Condições pós-venda
Para além da satisfação das suas necessidades imediatas, o cliente deve conhecer a forma como poderá resolver eventuais problemas futuros, nomeadamente a assistência no suporte técnico e a continuidade do negócio, estabelecendo desde logo os preços e condições desse serviço complementar, incluindo a existência de eventuais garantias.
Fonte: Sage