O Importador Moçambicano de Petróleo (IMOPETRO) está à procura de uma nova empresa para fornecer e transportar cerca de 1,15 milhão de toneladas métricas de produtos petrolíferos refinados para o País.
De acordo com o jornal notícias, a IMOPETRO acaba de lançar um concurso internacional para um novo fornecedor de combustível, que chegará a Moçambique através dos portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba.
Segundo dados fornecidos pelo importador, as quantidades previstas no novo concurso vão garantir a disponibilidade do recurso no mercado nacional durante seis meses, a partir de Abril deste ano, com 240 mil toneladas de gasolina, 50 mil de Jet (combustível utilizado em aeronaves a jacto) e 860 mil toneladas de gasóleo.
O concurso será regido pelos procedimentos aplicáveis aos concursos internacionais, semelhantes aos especificados nas directrizes do Banco Mundial.
“Ainda temos um acordo em vigor que continuará a assegurar a disponibilidade de produtos petrolíferos no mercado moçambicano no período que antecede a entrada em vigor do contrato com a nova entidade”, afirmou a IMOPETRO.
Todos os combustíveis líquidos à venda no País – gasóleo, gasolina e combustível de aviação – e o gás de petróleo liquefeito (GPL) são importados por via marítima em navios de carga especiais.
O processo está centralizado por lei numa única entidade, a IMOPETRO, propriedade dos distribuidores de produtos petrolíferos que operam no território nacional, sendo que as quantidades a importar correspondem à procura de produtos petrolíferos.
As propostas das empresas para o concurso, que se realiza habitualmente de seis em seis meses, serão abertas no dia 21 do corrente mês.