O Presidente da República, Filipe Nyusi, convocou uma reunião para esta quinta-feira (9), no Gabinete da Presidência da República, com os principais líderes dos partidos políticos com assento na Assembleia da República.
Entre os convidados estão o secretário-geral da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Daniel Chapo, o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, o presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, o dirigente do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), Albino Forquilha, e o presidente da Nova Democracia, Salomão Muchanga.
O encontro tem como objectivo, além de discutir temas relacionados com as eleições, encontrar soluções colaborativas para os desafios que Moçambique enfrenta na sua trajectória política e social. A convocatória do Presidente Nyusi ocorre num contexto em que o candidato presidencial Venâncio Mondlane, suportado pelo Podemos, que obteve 24% dos votos segundo os resultados oficiais, anunciou o seu regresso ao País, esta quinta-feira (9).
Os detalhes sobre os pontos específicos da agenda a ser discutida ainda não foram revelados, mas espera-se que a reunião sirva para aprofundar os debates sobre o processo eleitoral e outras questões nacionais de relevância.