A Gemfields anunciou a retoma das operações na sua mina de rubis em Montepuez, na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, após suspender temporariamente as actividades devido a ataques de grupos supostamente ligados à extracção e comércio ilegal de rubis.
Segundo informou a National Jeweler, a empresa mineira confirmou que a actividade na mina voltou à “plena capacidade” e que a situação nas comunidades próximas está actualmente calma. “Continuamos vigilantes e esperançados na paz em Moçambique”, acrescentou.
Os ataques ocorreram no dia 24 de Dezembro, quando um grupo de mais de 200 indivíduos tentou invadir a área da mina, incendiando estruturas, inclusive uma caixa electrónica comunitária. A polícia e o exército responderam com força, resultando na morte de dois invasores.
Registaram-se também roubos na aldeia vizinha de Wikupuri, tendo sido saqueados equipamentos agrícolas destinados aos agricultores locais. Os indivíduos atacaram o centro de formação profissional da mina, levando equipamento agrícola fornecido pela empresa para distribuição a mais de 800 agricultores locais.
A empresa mineira informou que tinha deslocado alguns dos seus trabalhadores para locais fora da mina, mas que tinha iniciado um regresso gradual a 26 de Dezembro.
Montepuez é a maior de várias operações que a Gemfields tem na província mais a Norte de Moçambique, Cabo Delgado.