Pelo menos 15 542 pessoas atravessaram as fronteiras da província de Maputo entre quinta-feira e sábado, com destaque para o posto de Ressano Garcia, que registou o maior fluxo migratório. Deste total, 11 188 viajantes utilizaram esta passagem fronteiriça para regressar à África do Sul, país onde residem e trabalham, segundo informou o jornal notícias.
A movimentação ocorreu no âmbito do regresso de cidadãos moçambicanos aos seus postos de trabalho nas minas, quintas e outros sectores de actividade no país vizinho, após a celebração das festividades de Natal e fim do ano, junto das suas famílias em Moçambique.
Segundo a porta-voz da Direcção Provincial de Migração de Maputo, Carmen Mazenga, para facilitar o atendimento e minimizar o tempo de espera, foram activados o canal pedestre bypass e a paragem única no quilómetro 4, em Ressano Garcia. “Prevendo um aumento da procura dos serviços neste período, reforçámos os recursos humanos e materiais para melhorar a assistência aos viajantes”, explicou.
A fronteira da Ponta do Ouro, em Matutuíne, outra importante ligação entre Moçambique e África do Sul, também registou um movimento significativo. Para responder à crescente demanda, o horário de funcionamento foi alargado, operando entre as 6h00 e as 18h00, ao contrário do habitual horário das 7h00 às 17h00.
As autoridades migratórias continuam em alerta para assegurar um fluxo ordenado e eficiente na travessia das fronteiras, dado que o movimento migratório tende a manter-se elevado nos primeiros dias do ano.