O ministro dos Negócios Estrangeiros do Botsuana, Phenyo Butale, informou o seu homólogo sul-africano, Ronald Lamola, da decisão de levantar gradualmente a proibição das importações de produtos hortícolas da África do Sul.
De acordo com o Diplomacia Business, Ronald Lamola saudou o empenho do Botsuana em reforçar os laços comerciais com a África do Sul. O país é um parceiro comercial estratégico, responsável por cerca de 15% das exportações de produtos hortícolas sul-africanos em 2021.
Durante a proibição, as exportações de produtos hortícolas da África do Sul para o Botsuana diminuíram quase para metade, para 272 milhões de rands (14,5 milhões de dolares) em 2023, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-africano. A suspensão gradual marca um passo significativo em direcção à integração regional, favorecendo a colaboração e o comércio agrícola.
A África do Sul, com as suas tecnologias agrícolas avançadas, poderá contribuir para os esforços do Botsuana no sentido de aumentar a produção interna. Estas iniciativas serão aprofundadas durante a próxima sessão da Comissão Binacional África do Sul-Botsuana (BNC), que será acolhida por este último ainda em 2025.