Atentas às novas tendências de mobilidade, em especial de um público potencial mais jovem, várias marcas de automóveis estão a lançar serviços de mobilidade mais flexíveis e adaptados a uma era de consumo digital.
A Hyundai é uma dessas marcas. De acordo com o portal Record, a empresa coreana, através da sua divisão de mobilidade conectada — a Hyundai Connected Mobility —, vai alargar o seu serviço de subscrição de carros chamado Mocean aos principais mercados europeus. Depois de Espanha e do Reino Unido, a Mocean estreou-se agora na Alemanha.
Através de um catálogo de modelos que inclui mais de 40 versões a combustão, híbridos, Plug-in e eléctricos, o cliente pode subscrever um carro à medida das suas necessidades com a mesma facilidade com o que o faz num serviço de streaming. O modelo de funcionamento é idêntico ao dos convencionais renting, com a vantagem de ser bastante mais flexível ao nível da duração da assinatura e também da simplicidade.
Modelo de funcionamento
Na Mocean, esta subscrição pode ser feita entre um e 24 meses, variando o preço da mensalidade em função do modelo escolhido, da duração do contrato, dos quilómetros contratados e da idade do assinante. Na assinatura estão consagrados os custos associados a um automóvel — do seguro, à manutenção e inspecções.
O director de serviços de mobilidade da Hyundai Connected Mobility, Liran Goran, admite que, para este modelo ser sustentável para as marcas, terá de crescer nos próximos anos, mas acredita que as tendências de consumo, especialmente entre os mais novos, mostram que cada vez menos há necessidade ou vontade de ter carro próprio “e os construtores têm de ser capazes de dar resposta a esta necessidade que se vai traduzir em procura.”
Liran Goran acredita que o modelo de subscrições represente entre 12% a 15% das vendas de carros novos até 2030, e que na Alemanha o mercado de subscrições deverá ter uma taxa de crescimento anual média de 33,5% até 2030.