Teve início, esta quinta-feira (2), o pagamento do Imposto Autárquico de Veículos, conhecido como “manifesto”. Apesar da fraca afluência registada nos primeiros dias, a Direcção Municipal de Receitas espera abranger cerca de 25 mil viaturas durante o período de cobrança, segundo informou o jornal O País.
O director Municipal de Planificação e Finanças, João Calenga, afirmou que o processo decorre sem sobressaltos e que os contribuintes podem efectuar o pagamento em 14 recebedorias municipais espalhadas pela cidade de Maputo. Para muitos automobilistas, deslocar-se às repartições nos primeiros dias é uma estratégia para evitar longas filas perto do fim do prazo.
O município alerta a ocorrência de multas previstas para os automobilistas que não regularizarem a situação dentro do prazo estabelecido, que termina a 31 de Março. O pagamento do imposto decorre em simultâneo com a cobrança de outras taxas municipais, sendo essencial para o financiamento das actividades autárquicas.
As autoridades apelam aos munícipes para não deixarem a regularização para os últimos dias, evitando congestionamentos e atrasos no atendimento.