“Polywork” é um termo que descreve a diversificação das actividades profissionais de um indivíduo, envolvendo múltiplos empregos, projectos ou empreendimentos ao mesmo tempo.
Ao invés de seguir uma única carreira ou emprego em tempo integral, uma pessoa que pratica “polywork” pode dividir o seu tempo entre ser freelancer, consultor, criador de conteúdos, voluntário, empreendedor, entre outros papéis.
Esta abordagem permite a exploração de diversos interesses e habilitações e a criação de várias fontes de rendimento. Para tornar-se um “polyworker”, deverá seguir os seguintes passos:
Reflicta sobre si mesmo
Avalie as suas habilitações, interesses e paixões e identifique áreas nas quais pode oferecer valor em múltiplos papéis ou projectos. Pense no que está a faltar ou no que agregaria valor à sua vida.
Avalie opções
Considere onde gostaria de se focar. Comece com apenas uma nova adição ao seu portefólio de trabalho.
Crie um plano
Determine o que é necessário para procurar uma nova actividade e estabeleça metas e um cronograma.
Amplie a sua rede
Expanda a sua rede para incluir pessoas conectadas à nova actividade que está a adicionar ao seu portefólio.
Execute o plano
Aja, meça e ajuste o seu plano até que se torne um “polyworker”.
Actualize a sua marca pessoal: faça com que as suas acções e comunicações reflictam os novos elementos das suas actividades profissionais. Mostre como os múltiplos papéis que exerce o tornam um profissional mais diferenciado e atractivo.
Gira o seu tempo
Procure ferramentas que ajudem a dividir o seu tempo e a organizar-se para conseguir cumprir todas as suas tarefas.
No entanto, tome cuidado para não entrar numa espiral de trabalho e esquecer-se de que existe vida lá fora. O planeamento e gestão do tempo são fundamentais para conseguir lidar com diferentes exigências e reservar espaço na agenda para si, o que ajuda a evitar o esgotamento. Se a carga estiver muito pesada, reavalie as prioridades e necessidades.
Fonte: Forbes Brasil