O WhatsApp lançou uma série de recursos ao longo de 2024. As novidades incluíram ferramentas que deram que falar, como a Meta AI, e outras funcionalidades úteis, como o aviso de rascunho e as listas para organizar as mensagens.
Confira, abaixo, as principais novidades lançadas no mensageiro.
Meta AI
Uma das grandes novidades foi o lançamento da Meta AI. O chatbot de Inteligência Artificial da Meta desembarcou primeiro no WhatsApp, mas já está disponível noutros aplicativos da empresa, como o Instagram, e deve chegar ao Facebook em breve. Com o recurso, os utilizadores podem fazer pesquisas, gerar imagens e criar textos, por exemplo.
Criar eventos em comunidades
O recurso para criar eventos foi descoberto pela primeira vez no aplicativo em Outubro de 2023, mas foi liberado oficialmente no mensageiro a partir de Maio de 2024. Com a função, os utilizadores podem organizar encontros, reunir amigos e marcar compromissos em grupo de uma maneira mais simples.
Ao criar um evento, é possível definir uma data, horário e local onde a reunião irá acontecer, caso seja presencial. Se o encontro for online, é possível adicionar um link para chamada de voz ou vídeo.
Desfazer o “apagar para mim”
Uma funcionalidade que solucionou um problema comum ao remover mensagens no WhatsApp foi o recurso de desfazer o “apagar para mim”. A função, lançada em Maio, permite que o utilizador reverta a acção de excluir uma mensagem ao seleccionar a opção acidentalmente.
O recurso é útil principalmente nos casos em que quer excluir uma mensagem para todos mas acaba por apertar no botão errado. Para utilizá-lo, basta clicar sobre a opção “Desfazer” ao remover a mensagem sem querer.
Transcrição de áudio
Em Novembro, o WhatsApp lançou a transcrição de áudios no aplicativo, podendo converter em texto todo o conteúdo recebido através de mensagens de voz sem que seja necessário carregar no “play” nos áudios.
Para usar a função, é necessário habilitar o recurso nas configurações da app e, depois, seleccionar a mensagem de voz para activar a transcrição.
Personalização de conversas com temas
Outra novidade anunciada pela aplicação em 2024 são os temas para conversas. O recurso foi descoberto na versão beta para Android, em Outubro, e permite que os utilizadores escolham entre 22 alternativas diferentes para personalizar os chats, fugindo do tom de verde característico do WhatsApp.
No entanto, até agora, não há previsão de quando o recurso será lançado para todos na versão convencional da aplicação.
Listas para organizar conversas
As listas para organizar chats do WhatsApp, lançadas em Novembro, permitem que os utilizadores categorizem as suas conversas da forma como desejarem. Com o recurso, é possível filtrar as conversas e separar os contactos de trabalho dos amigos, por exemplo.
A função separa os chats em pastas específicas, que podem ser acedidas na parte superior do aplicativo.
Aviso de mensagem no rascunho
Outra novidade lançada pela app no mês de Novembro foram os avisos de rascunho. Quando um utilizador mantém uma mensagem inacabada na conversa, o aplicativo exibe um identificador em verde sinalizado como “Rascunho” e passa a mostrar o chat na parte superior da tela.
Assim, fica mais fácil aceder às conversas para completar a mensagem e enviá-la ao contacto.
Lembretes para conversas não lidas
No começo de Dezembro, um novo recurso que envia lembretes para avisar sobre mensagens não lidas e actualizações de “Status” foi descoberto na versão de testes. A novidade envia avisos quando os contactos com quem o utilizador teve mais interacção ficam sem resposta na app.
O recurso também não envia muitas notificações para evitar sobrecarregar os utilizadores com os alertas.
Melhorias nas chamadas de vídeo
Ao longo do ano, o WhatsApp também anunciou algumas melhorias importantes para as chamadas de vídeo. Em Outubro, o mensageiro libertou os filtros e efeitos de realidade aumentada nas ligações e, mais recentemente, aprimorou a qualidade de imagem das chamadas para permitir que os utilizadores aproveitem as festas do fim de ano para fazerem ligações de vídeo de alta resolução com as suas famílias.
Fonte: Canal Tech