Os principais índices europeus estão a apontar para um início de sessão em terreno negativo com os investidores a reajustarem posições no penúltimo dia de negociação do ano, numa altura de maior incerteza.
Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 recuam 0,35%.
Na Ásia, as bolsas interromperam uma série de cinco sessões de ganhos consecutivas e desvalorizaram, com os índices japoneses a acompanharem o sell-off registado na sexta-feira (27) em Wall Street. O Topix perde 0,96%, descendo assim de máximos de cinco meses, com os investidores a retirarem mais-valias na última sessão do ano.
Na China, a tecnologia penalizou o Hang Seng que desliza 0,044%.
Os principais índices da região caminham para o primeiro trimestre de perdas do ano, reduzindo os ganhos anuais a 8%. Um dólar mais forte, o agravamento das yields do Tesouro dos EUA e as preocupações relativamente às políticas comerciais do Presidente eleito, Donald Trump, têm reduzido o entusiasmo pela região, mesmo com as novas medidas de estímulo à economia anunciadas por Pequim.
Entre outros índices da região, o chinês Shanghai Composite avançou 0,21%, o japonês Topix recuou 0,6% e o sul-coreano Kospi cedeu 0,22%.