A Meta anunciou o lançamento do Video Seal, uma nova ferramenta que aplica marcas de água imperceptíveis a vídeos criados por Inteligência Artificial (IA). Disponível em código aberto, a funcionalidade foi concebida para integrar software existente e facilitar a identificação de conteúdos gerados por IA, revelou o portal TechCrunch.
Além da marca de água, o novo recurso pode adicionar uma mensagem oculta ao conteúdo do vídeo. O objectivo do lançamento é “fornecer uma solução de marcação de vídeo mais eficaz, particularmente para detectar vídeos gerados por IA e proteger a originalidade”, disse, ao portal, o cientista de investigação em IA da Meta, Pierre Fernandez.
O Meta Video Seal procura também trazer uma compressão de vídeo mais robusta, isto porque outras ferramentas similares ainda não são eficientes o suficiente para serem executadas em escala.
Outro ponto é a sua resistência a edições comuns de vídeo, como desfoque e corte, bem como a algoritmos de compreensão populares. O Meta Video Seal é outro lançamento de marca de água da Meta, além do Watermark Anything e do Audio Seal.
Além destes recursos, outras marcas de água existentes incluem o SynthID do Google DeepMind, que também insere marcações em imagens feitas por IA, bem como as soluções da própria Microsoft para facilitar a identificação da origem desse conteúdo.