Ouarzazate é um dos destinos turísticos mais populares de Marrocos, não só pelos seus marcos históricos, mas também pelo seu famoso estúdio de cinema, que possui um registo impressionante de filmes de Hollywood e internacionais que foram rodados no local, o que lhe valeu o nome de “Hollywood de África” e o tornou um destino cinematográfico de topo na região do Médio Oriente e do Norte de África.
A cidade de Ouarzazate situa-se na região de Draa-Tafilalet, a sul das montanhas do Alto Atlas. O nome do oásis de cor caramelo vem das palavras Amazigh (Berber) “ouar”, que significa “sem”, e “zazate”, que significa “barulho”, resultando no significado “sem barulho”. Ouarzazate é também apelidada de “a porta do deserto” ou “a porta de entrada para o Saara”.
Ouarzazate continua a ser uma das maiores atracções turísticas de Marrocos, com os seus elementos atractivos, tais como grandes montanhas, oásis, dunas, desertos e Kasbahs (uma espécie de citadela que oferece protecção às pessoas e aos animais) e ksours (pequenas vilas fortificadas com muralhas) que surpreendem os visitantes com os seus desenhos históricos.
Também conhecida como “o vale dos milhares de Kasbahs”, Ouarzazate alberga o Kasbah Taourirt e o Ait Ben-Haddou, Património Mundial da UNESCO.
Os Kasbahs são emblemas do património cultural de Marrocos. Sete deles, em Ouarzazate, foram restaurados e estão agora classificados como atracções turísticas.
Kasbah Taourirt
O Kasbah Taourirt foi construído no século XVII para Pasha El Glaoui, sobre uma base rochosa, com paredes altas e espessas e janelas muito estreitas para protecção contra ataques de flechas.
O palácio tem 300 quartos, com muitas torres e torreões a erguerem-se. Dentro do Kasbah, existem mais de 20 riads, ou casas tradicionais marroquinas construídas à volta de um pátio central.
Ksar de Ait-Ben-Haddou
O Ksar de Ait Ben-Haddou situa-se no sopé das encostas meridionais das montanhas do Alto Atlas, na província de Ouarzazate, em Marrocos. É constituído por um conjunto de habitações de terra, protegidas por muros altos, um habitat tradicional pré-saariano.
O Ksar de Ait-Ben-Haddou conservou a sua construção em terra, o que o tornou perfeitamente adaptável às mudanças climáticas e às condições ambientais.
Em 1987, o Ksar foi inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO pela sua impressionante história e fotogénica arquitectura do sul de Marrocos, ganhando o estatuto de Ksar mais famoso do Vale de Ounila.
A apenas cinco quilómetros a oeste de Ouarzazate fica o Atlas Film Studios, em Marrocos. O empresário marroquino Mohamed Belghmi fundou o destino cinematográfico em 1983, depois de ver o potencial da região.
O local de filmagem de 322 mil pés quadrados está repleto de cenários de filmes antigos, desde o avião a jacto gigante que foi usado em “Jewel of The Nile” até às enormes estátuas de túmulos egípcios à volta da entrada e da saída.
Fonte: Moroco World News