No final da linha de montagem em Dingolfing, Munique, os automóveis chegam sozinhos à área de acabamento.
A condução autónoma In-Plant de nível 2 está a ser aplicada a todos os automóveis da BMW que são produzidos na fábrica de Dingolfing, em Munique.
Depois de saírem da linha de produção, dirigem-se à área de acabamento sozinhos, sem ajuda de condutor.
Para Milan Nedeljkovic, membro do conselho de administração da BMW responsável pela produção, a introdução desta tecnologia naquela unidade fabril tem um objectivo muito específico: “A condução autónoma In-Plant optimiza o nosso processo de produção e proporciona ganhos de eficiência significativos para a nossa logística”, explicou.
Depois de uma primeira experiência com o BMW série 7, que fez igual percurso em Dingolfing, do ponto A ao ponto B, percorrendo mais de um quilómetro sozinho, todos os veículos ali produzidos passaram a adoptar a mesma proeza.
O fabricante quer alargar esta estratégia às suas restantes fábricas, como é o caso da unidade de Leipzig, que planeia introduzir a condução autónoma a cerca de 90% dos modelos BMW e MINI ali produzidos, com as fábricas de Regensburg e Oxford a seguirem o exemplo em 2025. A nova fábrica em Debrecen, Hungria, também vai adoptar a mesma tecnologia.
Fonte: ACP