Em Outubro de 2024, o Banco FNB Moçambique, uma das principais instituições bancárias do País, e a Fundação MozYouth, que se dedica à capacitação de jovens e à sua inserção no mercado de trabalho, formalizaram uma parceria estratégica através da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o principal objectivo de criar oportunidades de estágio profissional, no FNB, para 15 jovens recém-graduados, proporcionando-lhes experiência prática no sector bancário.
O programa de estágios distribuirá os jovens em várias agências do FNB, localizadas em oito províncias: Maputo, Matola, Beira, Chimoio, Nampula, Nacala, Xai-Xai Maxixe e Tete. “A principal missão é, desta forma, darmos o nosso contributo para formar uma nova geração de profissionais para o sector bancário, proporcionando aos estagiários uma vivência prática, além de toda a base teórica”, explica Melba Jorge, Head of Human Capital do FNB Moçambique. “O objectivo não é apenas fortalecer as competências dos jovens, mas também melhorar as suas chances de inserção no mercado de trabalho”, complementa.
Já Pedro Santos, director-geral da Fundação MozYouth, destaca a relevância da parceria com o banco, que é, desde a génese, membro fundador da iniciativa a par da Hollard Moçambique e da MozParks. “O FNB abriu as suas portas para 15 estagiários e o retorno tem sido extraordinário. A ideia é proporcionar uma experiência real, para que, no final do estágio, os jovens possam ser integrados ao mercado de trabalho”, avança. “O programa combina a formação diária com módulos de desenvolvimento profissional, ampliando as redes de contactos dos estagiários e melhorando as suas perspectivas de empregabilidade”.
Formação abrangente com foco no atendimento ao cliente e operações bancárias
Os 15 estagiários foram alocados em diversas áreas dentro das agências do FNB, com foco inicial no trabalho de balcão. Cada estagiário será supervisionado pelo gerente da unidade, que tem a responsabilidade de monitorar o progresso e oferecer coaching e mentoring contínuos. “Os estagiários não ocupam posições fixas. O objectivo é que aprendam todas as etapas do atendimento ao cliente, das operações bancárias ao suporte administrativo”, assinala a directora de Capital Humano do Banco FNB Moçambique. “Este formato de estágio permite que os jovens adquiram uma compreensão prática das funções bancárias essenciais. Após esta experiência, os estagiários poderão candidatar-se às vagas disponíveis no banco, caso surjam oportunidades. Mas, mesmo que não sejam contratados, a experiência adquirida será um diferencial significativo para as suas futuras carreiras”, destaca a mesma responsável.
Estruturação do FNB para Receber Estagiários: Desafios e Superações
A implementação deste programa de estágios representa um marco importante para o FNB. De acordo com Melba Jorge, “é uma grande responsabilidade acolher da melhor forma estes jovens e a nossa estrutura de RH está hoje pronta para dar conta deste grande desafio.”
Com a criação de uma equipa dedicada à gestão de talentos e ao desenvolvimento de competências (Learning and Development – L&D), o banco tem, actualmente, uma estratégia sólida que garante uma gestão eficiente do programa de estágios. “Estamos preparados. A equipa está formada e temos a capacidade de proporcionar uma experiência autêntica de formação a todos os jovens que venham a fazer parte das nossas equipas e da família FNB”, complementou Nhamitambo.
O programa de estágios não beneficia apenas os jovens estagiários, mas também representa um passo importante para o fortalecimento dos RH em Moçambique. Investindo na formação de novos profissionais, o FNB contribui para a construção de uma base de talentos qualificados. “Ver jovens moçambicanos a prepararem-se para posições de liderança no sector bancário é extremamente gratificante, seja no FNB ou noutras instituições”, referiu Nhamitambo.
A colaboração entre o FNB Moçambique e a Fundação MozYouth é, assim, um “exemplo claro de como o sector privado pode colaborar com organizações sociais para promover o desenvolvimento económico e social em Moçambique”
Ao investir na formação de jovens profissionais, o FNB pretende contribuir activamente para o fortalecimento de competências no sector bancário, bem como para o desenvolvimento económico sustentável de Moçambique.