O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou duas facilidades financeiras no valor total de 400 milhões de dólares para o Standard Bank Group da África do Sul. O pacote inclui um acordo de participação no risco de financiamento do comércio no valor de 200 milhões de dólares e um investimento, também de 200 milhões de dólares, numa obrigação social.
A parceria entre o BAD e o Standard Bank visa impulsionar o desenvolvimento económico no continente africano. Além disso, as facilidades pretendem apoiar as pequenas e médias empresas (PME) e expandir o comércio intra-africano, que são essenciais para o crescimento sustentável na região.
Entre os mecanismos aprovados, a obrigação social, que será cotada na Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE, sigla em inglês), destina-se a financiar empréstimos às PME de África. Estas receitas terão um impacto directo no reforço da base empresarial local e na criação de novos empregos.
Por outro lado, o acordo de participação de risco de 200 milhões de dólares centra-se no aumento do apoio ao financiamento do comércio, uma medida que será fundamental para expandir o acesso ao crédito para os bancos locais em diferentes países africanos, promovendo um comércio mais dinâmico no continente.
A parceria estratégica também faz parte do compromisso contínuo do BAD de apoiar o crescimento do sector financeiro africano. Ao disponibilizar estas facilidades, o banco reforça a sua missão de estimular o desenvolvimento de infra-estruturas e a integração económica regional.
Com esta iniciativa, o Standard Bank não só reforça a sua posição como uma instituição-chave para o financiamento de projectos em África, como também contribui para a construção de um ambiente económico mais robusto e resistente em todo o continente.
Fonte: Energy Capital & Power