O seguro para telemóvel pode ser contra danos e roubos ou assegurar-lhe uma garantia extra. Será que vale a pena? Devo fazer seguro para o meu telemóvel novo?
Antes de subscrever qualquer tipo de seguro, deve informar-se sobre o mesmo para evitar surpresas desagradáveis.
Como deve calcular, todos os seguros têm exclusões e este não é excepção. É muito importante que leia com atenção os termos e as condições para garantir que não é surpreendido quando tentar activar o seguro sem sucesso.
Furto ou roubo
O meu equipamento está seguro em caso de furto ou roubo? Nem sempre. Algumas apólices apenas garantem esta protecção contra furto qualificado, aquele que envolve algum uso de força ou arrombamento. Outras pagam caso o telemóvel tenha sido roubado de um local fechado à chave, ou devidamente seguro e, mais uma vez, com recurso a força. Há ainda casos em que requerem a existência de testemunhas e quase todos exigem um comprovativo da comunicação da ocorrência às forças de segurança.
Uma situação em que lhe roubam o telemóvel da mala ou de cima de uma mesa de esplanada, por exemplo, pode não ser aceite pelo seguro, já que para a seguradora pode estar em causa desleixo e falta de cuidado pelo cliente. Algo similar acontece se perder o dispositivo – o mais provável é que não tenha direito a nada.
Danos no equipamento
E quando há danos no equipamento? O seguro pode não cobrir casos que envolvem negligência, mau uso e dano intencionado. Portanto, se não conseguir provar que o dano foi resultado de um acidente e não de mau uso, o seguro pode recusar-se a pagar.
Outra situação que não é clara é o que acontece se o smartphone cair à água e ficar avariado. Muitas seguradoras incluem o derrame de líquidos como uma cobertura válida. No entanto, acaba por não ser claro se a queda de um telemóvel numa fonte é vista como negligência ou realmente como acidente.
Outros aspectos a ter em conta
Como já deve ter percebido, não existe uma resposta de sim ou não para a pergunta: devo fazer um seguro para o meu telemóvel novo? Pode compensar, assim como não.
Ainda assim, tenha também em atenção que, regra geral, os acessórios não estão incluídos. Se o carregador avariar não tem direito a qualquer tipo de pagamento a não ser que possua um seguro da casa que cubra estes equipamentos e que a avaria esteja relacionada, por exemplo, com problemas na rede eléctrica.
Isto leva-nos a outro ponto: se possui um seguro habitação, procure saber se o mesmo inclui os equipamentos electrónicos do agregado, mais especificamente os telemóveis. Há casos em que sim, estes dispositivos estão protegidos de alguns acidentes e roubo e, nesse caso, evita gastar mais dinheiro a subscrever um novo seguro.
De qualquer forma, sempre que lhe tentarem “vender” um seguro para o telemóvel novo, leia com muita atenção todas as condições e gaste o tempo que for necessário até tirar todas as suas dúvidas.
Fonte: Doutor Finanças