A onça de ouro está a negociar em baixa na manhã desta terça-feira, 17 de Dezembro, com os investidores à procura de pistas sobre a posição que a Reserva Federal (Fed) norte-americana vai adoptar em 2025, numa altura em que um corte de 25 pontos base já está praticamente incorporado no mercado.
“As perspectivas para o próximo ano, o dot chart da Fed e as declarações do presidente Jerome Powell serão fundamentais para avaliar a postura do banco central para o primeiro semestre de 2025”, explica Jigar Trivedi, analista sénior da Reliance Secutiries, à Reuters.
O metal amarelo recua 0,38% para 2642,70 dólares por onça, com os investidores a aproveitarem este momento para retirarem algumas mais valias, antes de serem conhecidos dados como as vendas a retalho nos EUA, que vão ser divulgadas esta terça-feira, e a evolução do Produto Interno Bruto e da inflação.
O ouro tende a beneficiar de uma política monetária mais flexível, uma vez que não rende juros, e de um contexto geopolítico mais incerto. Nesta frente, os EUA reforçaram as sanções sobre a Coreia do Norte e a Rússia que o Departamento do Tesouro norte-americano diz visarem as actividades financeiras de Pyongyang e o apoio militar a Moscovo.