O Banco de Cabo Verde (BCV) lançou esta quinta-feira, 12 de Dezembro, uma campanha para incentivar a utilização de moedas de escudo, divisa do arquipélago, que, desde há vários meses, escasseiam nas transacções diárias no país.
O banco central quer “despertar a população para a importância de retirar moedas guardadas, para aumentar a oferta de numerário, facilitar o troco, reduzir o gasto público com a reposição das moedas e o impacto no meio ambiente”, anunciou, em comunicado.
A campanha inclui vídeos na Internet e mensagens nos meios de comunicação social. Cabo Verde tem 68,9 milhões de moedas em circulação, explicou a instituição, que emite 2,3 milhões de moedas anualmente.
“A proporção de moedas em relação ao total do numerário em Cabo Verde é de aproximadamente 3,5%, em alinhamento com os parâmetros internacionais”, acrescentou.
Motoristas de autocarros, vendedoras, taxistas e clientes estão a tentar lidar com a escassez de moedas, que causou um transtorno diário no passado mês de Setembro. Segundo descreveram, o problema chega a gerar acesas discussões e a causar prejuízos para alguns, pela impossibilidade de entregar troco nas transacções.
Alguns estabelecimentos dão rebuçados em substituição das moedas de menor valor, enquanto as vendedoras se queixam de perder negócio.
O BCV anunciou um estudo sobre o uso da moeda, além da campanha que agora arranca, e indicou desconhecer teorias que circulam para tentar justificar a escassez – como uma suposta fundição de moedas no país –, mas disse estar em “estreita articulação” com a Polícia Judiciária, com vista à investigação de eventuais práticas ilícitas.
Fonte: Lusa