O investidor pan-africano em infra-estruturas e gestor de activos Africa50 assinou um acordo com a International Solar Alliance (ISA) para gerir e implementar o Africa Solar Facility (ASF), no valor de 200 milhões de dólares.
Lançado pela ISA, o ASF foi concebido para fazer face às barreiras de financiamento no sector das energias renováveis distribuídas em África. Oferece soluções personalizadas para mobilizar investimentos em projectos historicamente mal servidos e assinala a primeira iniciativa regional no âmbito do Mecanismo Solar Global da ISA. O programa tem como objectivo acelerar a implementação de soluções de energia solar distribuída em todo o continente.
“Aproveitando a nossa experiência em desenvolvimento e financiamento de projectos em África, iremos impulsionar os objectivos deste mecanismo e, em última análise, apoiar os objectivos de transição energética do continente”, afirmou Alain Ebobissé, CEO do Africa50.
Africa50 é uma plataforma de investimento em infra-estruturas que contribui para o crescimento do continente através do desenvolvimento e investimento em projectos financiáveis.
“Apenas 3% do investimento global em energia solar estão a chegar a África. A percentagem é ainda mais pequena para as Energias Renováveis Descentralizadas (ERD). A garantia de pagamento do Africa Solar Facility dará confiança aos investidores para que possam investir em aplicações DRE no continente”, afirmou Ajay Mathur, director-geral da ISA.
Fonte: Energy Capital & Power