Os preços do crude estão a negociar em território positivo esta quarta-feira, 11 de Dezembro, numa altura em que os investidores aguardam pelo relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que deve oferecer um panorama geral sobre as condições actuais do mercado desta matéria-prima.
O West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os EUA – avança 0,44% para os 68,89 dólares por barril. Já o Brent – de referência para o continente europeu – soma 0,40% para os 72,48 dólares por barril. Os dois índices conseguiram terminar a sessão de terça-feira (10) no verde, apesar de terem registado valorizações residuais.
De acordo com informações avançadas esta terça-feira pela Energy Information Administration, os EUA inverteram a sua posição e prevêem, agora, um pequeno défice a nível da oferta no mercado de crude norte-americano em 2025. Ainda esta quarta-feira, a OPEP vai dar a conhecer as suas expectativas mais recentes sobre a procura por esta matéria-prima – uma posição que vai ser seguida pela Agência Internacional de Energia, na quinta-feira.
Os preços do crude têm negociado num intervalo limitado desde meados de Outubro, influenciados por uma série de factores contraditórios que têm trazido grande volatilidade à negociação. Com a administração Biden a considerar novas sanções ao petróleo russo, o crude pode encontrar aqui um novo catalisador.