Hoje em dia, os telemóveis servem para muito mais do que simplesmente telefonar ou enviar mensagens. A lista de funcionalidades não pára de crescer, e a verdade é que em muitas situações os telemóveis permitem até mesmo substituir um computador.
O nome de smartphone, ou telefones inteligentes, é precisamente para os distinguir dos simples dispositivos de outrora. A acompanhar toda esta inovação estão os preços. Quanto mais avançados, mais caros são.
Por serem cada vez mais valiosos, surge a necessidade de uma maior protecção, quer de acidentes que possam ocorrer, quer de roubo. Quem investe num smartphone deste género, na maioria dos casos utiliza-o também para trabalhar, o que faz aumentar ainda mais a preocupação com o equipamento. É neste contexto que nascem os seguros para telemóveis que podem ser essencialmente de dois tipos: seguro de dano e roubo ou seguro de garantia extra.
Seguro de dano e roubo
Este tipo, tal como o nome indica, serve para segurar o dispositivo em caso de dano ou de roubo. Tem como objectivo principal reparar o equipamento danificado ou substituir o mesmo por outro com características técnicas similares.
Extensão de garantia
Sempre que compra um telemóvel novo tem direito a um certo período de garantia. Em caso de algum mau funcionamento do dispositivo durante aquele tempo, pode contactar a loja onde o adquiriu e reclamar. A partir daqui o telemóvel será reparado ou substituído por outro, dependendo da avaria, da marca ou da superfície comercial. Para aumentar a segurança de quem compra, criou-se um novo tipo de seguro que estende a garantia original por mais tempo.
Assim, o seguro de extensão de garantia protege o equipamento contra avarias internas após o período da garantia original e obrigatória por lei. Em caso de avaria nestas condições, o seguro permite reparar ou substituir o telemóvel por outro igual ou equivalente.
Fonte: Doutor Finanças