A Universidade Púnguè, instituição pública de ensino superior localizada em Chimoio, na província de Manica, realizou a sua quarta cerimónia de graduação de 194 estudantes em diversas áreas do conhecimento. O evento, que teve lugar na sede da entidade, contou com a presença do secretário de Estado da província, Fernando de Sousa, entre outras personalidades.
De acordo com um comunicado de imprensa da instituição, trata-se de estudantes dos cursos de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, Psicologia Social e das Organizações e Gestão de Empresas. Durante a celebração, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) premiou os melhores graduados de cada um destes cursos, como forma de reconhecer o esforço e dedicação demonstrados ao longo da sua formação académica.
No âmbito da sua responsabilidade social, o BCI tem-se destacado não só pelo apoio institucional às universidades do País, mas também pela criação de soluções inovadoras que visam responder às necessidades dos seus diferentes públicos, nomeadamente estudantes, professores e funcionários administrativos. A oferta integrada de soluções é um dos exemplos do compromisso da instituição com o desenvolvimento do ensino superior em Moçambique.
Na sua intervenção, o secretário de Estado da província de Manica, Fernando de Sousa, apelou aos graduados para que utilizem os conhecimentos adquiridos durante a sua formação como um poderoso instrumento de transformação de mentalidades e de promoção do desenvolvimento sustentável.
Por sua vez, a reitora da Universidade de Púnguè, Emília Nhalevilo, sublinhou a importância de os graduados manterem a integridade e agirem com responsabilidade, apontando o ensino superior como base para a construção de uma sociedade mais justa.
A Universidade Púnguè, que surgiu em 2019 após o desmembramento dos ramos de Manica e Tete da Universidade Pedagógica, tem como missão a formação de técnicos superiores com elevados padrões de qualidade, com o objectivo de contribuir criativamente para o desenvolvimento económico e sociocultural sustentável de Moçambique.