O Executivo, reunido em mais uma sessão do Conselho de Ministros, aprovou o decreto que autoriza a emissão da “moeda comemorativa” alusiva ao 45.º aniversário da criação do metical, que se celebra a 16 de Junho de 2025.
No encontro desta terça-feira, 10 de Dezembro, o Governo explicou que a moeda comemorativa pretende promover a história do metical no País e no mundo, recordando-o enquanto unidade monetária oficial da República de Moçambique, instituída a 16 de Junho de 1980, em substituição da então moeda colonial, o escudo português em versão moçambicana.
“Os bancos centrais tendem a fazer a revisão das suas notas e moedas em circulação a cada cinco anos, por forma que se adequem às novas tendências de design, segurança e outros elementos contextuais”, explicou o governador do banco central numa conferência de imprensa e justificando a decisão: “A instituição decidiu pela revisão das notas e moedas do metical.”
Rogério Zandamela destacou que “a temática das notas e moedas do metical da série 2024 conserva presente a tradição do enaltecimento dos valores do nosso património cultural, histórico e faunístico.”
O governador fez uma retrospectiva das mudanças anteriores, lembrando a introdução da terceira família do metical em 2006, denominada “família Banco de Moçambique”. Esta série sucedeu às famílias “República Popular de Moçambique” e “República de Moçambique”. Em 2011, o Banco introduziu novas notas com substratos e elementos de segurança melhorados e, em 2017, mesmo com elementos de segurança robustos, algumas características foram revistas, resultando na série 2017.
Na altura, Zandamela detalhou que a nova série incluirá as denominações de 1000, 500 e 200 meticais em papel, e de 100, 50 e 20 meticais em polímero.