A Science Co., uma empresa especializada no fabrico de chuveiros com sede em Osaka, no Japão, está a desenvolver uma “máquina de lavar humanos”. Este dispositivo futurista promete revolucionar a experiência do banho, durando aproximadamente 15 minutos e deixando a pessoa seca no final do processo.
De acordo com o portal Zap Aeiou, o produto disruptivo deverá ser apresentado oficialmente durante a Osaka Kansai Expo 2025, que terá início em Abril.
“Estamos com cerca de 70% do projecto concluído”, explicou Yasuaki Aoyama, presidente da empresa responsável pela máquina de lavar humanos. A utilização doméstica do equipamento está a ser cogitada. Considerando o apelo das casas de banho inteligentes, o potencial comercial do novo produto não pode ser excluído.
Com um design futurista, a máquina de lavar humanos está longe de ser uma ideia inédita no mercado japonês. O primeiro projecto do tipo foi apresentado ainda nos anos 1970 pela Sanyo Electric Co., que actualmente é conhecida como Panasonic Holdings Corp. Era chamado de Ultrasonic Bath.
Embora o modelo com mais de 50 anos de existência não tenha obtido sucesso comercial para a produção em larga escala e para viabilizar o uso doméstico, o design do aparelho incomum marcou as memórias de Aoyama, o que o motivou a encarar a empreitada.
Para entender como será o produto final, a ideia é que a pessoa entre numa cabine, como a de um tipo de avião, com uma tampa transparente. Quando estiver instalado no assento central, o dispositivo começará a encher-se (parcialmente) com água quente. Sensores irão medir o pulso do indivíduo e dados biológicos serão monitorizados, garantindo uma boa experiência.
A partir dessas informações, a Inteligência Artificial (IA) embutida irá avaliar o estado psicológico do paciente (calmo, agitado ou animado, por exemplo). Assim, serão exibidas projecções e imagens na tampa transparente da máquina, tornando a experiência ainda mais imersiva.
Durante a Expo Osaka Kansai 2025, alguns “sortudos” visitantes da feira japonesa poderão experimentar o banho dentro de uma máquina de lavar humanos. Em média, entre sete a oito pessoas devem vivenciar o processo por dia. “Planeamos oferecer para 1000 visitas, em geral, a oportunidade de usá-lo durante a exposição”, destacou Yasuaki Aoyama.