A OpenAI vai fornecer o software e a Inteligência Artificial (IA) para equipar os sistemas de defesa de drones da Anduril (empresa americana de tecnologia de defesa especializada em sistemas autónomos avançados), com o objectivo de detectar e abater drones inimigos.
Esta é a primeira parceria da OpenAI neste segmento, uma empresa que costumava descrever a sua missão como sendo “salvar o mundo”.
Como recorda o site The Verge, quando a OpenAI foi lançada, os seus termos de serviço impediam que a sua tecnologia fosse aproveitada para uso “militar e em guerras”. No entanto, este ponto foi removido em Janeiro deste ano.
“A OpenAI desenvolve IA para beneficiar o maior número possível de pessoas e apoia os esforços liderados pelos EUA para garantir que a tecnologia mantém os valores democráticos”, afirmou, em comunicado, o co-fundador e CEO da OpenAI, Sam Altman. “A nossa parceria com a Anduril ajudará a garantir que a tecnologia da OpenAI protege os militares dos EUA e ajudará a comunidade da segurança nacional a compreender e a utilizar esta tecnologia de forma responsável para manter os nossos cidadãos seguros e livres.”
A Anduril, noticia o site, está avaliada em 14 mil milhões de dólares e tem um contrato de 200 milhões de dólares com as Forças Armadas dos EUA para sistemas de defesa contra drones. O co-fundador, Palmer Luckey, é próximo de Donald Trump e de Elon Musk, pelo que a OpenAI pode estar também a aproximar-se de alguma vantagem política com esta parceria.