O promotor de energias renováveis Mulilo alcançou o fecho financeiro do projecto solar Ukuqala, de 75 Megawatt (MW), na África do Sul.
O projecto, situado perto de De Aar, na província do Cabo Setentrional, na África do Sul, será ligado à subestação principal de transmissão de Kestrel, que está actualmente em construção. A energia eléctrica do sistema será transportada para vários locais e utilizada para alimentar as unidades de separação de ar da empresa química Air Products em todo o país.
Os serviços de operação e manutenção da central serão supervisionados por uma equipa multidisciplinar da Mulilo, que também irá gerir a construção e a gestão de activos do projecto.
Ukuqala é o sexto objectivo do programa Mulilo, concluído em 2024, e será um dos quatro outros projectos ligados à subestação principal de transmissão de Kestrel.
O sistema solar tem uma capacidade instalada de 105 MW em corrente contínua e uma potência máxima de 75 MW em corrente alternada. Esta concepção permite que a central atinja a produção máxima no início do dia e sustente cerca de 248 Gigawatt por hora de energia por ano.
Fonte: Energy Capital & Power