O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou no sábado (7), em Tete, que Moçambique irá aumentar a oferta de gás de cozinha em 60 mil toneladas no próximo trimestre, o que deverá cobrir 60% das necessidades de consumo do País.
De acordo com a Rádio Moçambique, para concretizar esse objectivo, está em construção uma fábrica no distrito de Inhassoro, província de Inhambane, com previsão de início das operações no próximo ano.
Segundo Nyusi, a nova unidade proporcionará tripla vantagem: “reduzirá as importações de gás, diminuirá a pressão sobre a produção de carvão vegetal e contribuirá para a preservação ambiental”.
No que se refere ao acesso à energia eléctrica, o governante destacou os avanços alcançados em 2024, com 518 577 novas ligações realizadas no País. Destas, 362 896 são conectadas à rede nacional, enquanto as restantes utilizam sistemas autônomos.
As iniciativas reforçam o compromisso do Governo com a expansão do acesso a recursos energéticos essenciais e o fomento da sustentabilidade no País.