O Presidente da República, Filipe Nyusi, alertou na sexta-feira (6), em Tete, que as manifestações violentas ocorridas após as eleições de 9 de Outubro estão a impactar negativamente as receitas fiscais do País, informou a Rádio Moçambique.
Segundo o governante, esta situação também “está a comprometer as despesas correntes e os investimentos públicos em diversos sectores essenciais para o desenvolvimento nacional.”
Nyusi fez estas declarações após a inauguração da rede eléctrica do posto administrativo de Chioco, no distrito de Changara (Tete), uma obra avaliada em 141 milhões de meticais.
Durante o discurso, destacou que “a destruição de infra-estruturas sociais e económicas em consequência das manifestações agrava ainda mais os desafios enfrentados por Moçambique, já pressionado pelo terrorismo que afecta a província de Cabo Delgado”, no Norte do País.
O chefe do Estado sublinhou que a estabilidade é crucial para garantir a continuidade dos investimentos e a reconstrução das infra-estruturas danificadas, essenciais para o crescimento económico do País.