Uma equipa de designers da Universidade de Dalhousie, no Canadá, desenvolveu um dispositivo revolucionário que poderá ajudar a resolver a escassez de água potável de uma forma eficiente e acessível. O destilador solar flutuante, criado a partir de pneus usados, é capaz de fornecer até 15,5 chávenas de água fresca por dia, a quantidade necessária para o consumo diário de uma pessoa.
O destilador funciona absorvendo a água que se encontra por baixo, utilizando o calor da radiação solar para evaporar a água que se condensa numa cúpula no topo do dispositivo e é depois recolhida.
Embora existam outros projectos semelhantes a este, o que o torna diferente é o facto de ser feito a partir de pneus velhos que são processados por pirólise. O carvão rico em carbono produzido aqui é misturado com carbonetos de titânio plasmónicos.
De acordo com o portal Ciclo Vivo, com esta tecnologia, o custo de purificação de um litro de água é de 0,86 dólares (54,3 meticais), significativamente inferior ao de outros dispositivos que utilizam metais preciosos e são, por isso, mais caros.
O destilador solar pode mesmo gerar uma pequena porção de electricidade devido ao efeito termoeléctrico, que poderia ser energia suficiente para os sensores de qualidade da água.
O produto está ainda em fase de testes, mas pode significar uma mudança muito positiva para a saúde e bem-estar das comunidades de baixos rendimentos que não têm acesso a água potável.